Ilusões de Ótica


Apresento aqui alguns tipos de aeronaves que muitas vezes são confundidas como ovnis:


Comanche

O Boeing Sikorsky RAH-66 Comanche corresponde ao ideal que o Exército americano tem de um helicóptero de reconhecimento/ataque do século XXI. Ele é rápido, leve e potente. Além disso, é silencioso, difícil de detectar visualmente e praticamente invisível para o radar inimigo.


YF-12

O Lockheed YF-12 foi um protótipo de um interceptador Mach 3+, com base no projeto do A-12 Oxcart, sendo um modelo protótipo do SR-71. Somente 3 foram construídos e somente um ainda resta até hoje. O programa YF-12A foi cancelado no fim dos anos 60 devido a motivos financeiros. Entretanto, a aeronave remanescente permaneceu em serviço na NASA até ao seu afastamento final em 1979.


SR-71 Blackbird

Lockheed SR-71 Tipo A, também conhecido por Blackbird, é um avião de reconhecimento estratégico (daí o "SR": Strategic Reconnaissance) de longo alcance desenvolvido pela Lockheed a partir dos projectos YF-12 e A-12.


Predator B

O Predator B ("General Atomics MQ-9 Reaper") é o maior e mais poderoso desenvolvimento da General Atomics Aeronaltical Systems Inc. O projeto começou pela iniciativa privada em 1998 mas logo recebeu apoio da NASA. Seu primeiro vôo aconteceu em fevereiro de 2001.


Avro Canada VZ-9 Avrocar, mais conhecido como Avrocar é o nome dado a um projeto de um veículo voador circular desenvolvido pela Avro Aircraft Ltd. do Canadá  durante a Guerra Fria a pedido do governo dos Estados Unidos da América.


B-1 Lancer

O Rockwell B-1 Lancer é um bombardeiro estratégico supersónico produzido nos Estados Unidos.


B-2 Spirit

B-2 Spirit ou Stealth B-2 é um bombardeiro projetado secretamente na área 51 pelas empresas Northrop Grumman, General Electric e Boeing usando um conceito antigo sobre "asas voadoras" e uma inovadora técnica de desenho por computador de "asa unida em W".

O bombardeiro recebeu o nome de Northrop-Grumman B-2 Spirit, embora seja mais conhecido como B-2 Spirit ou Stealth B-2 (stealth do inglês "escondido", "furtivo"), uma vez que é um avião quase invisível ao radar. Outra qualidade admirável é que embora extremamente fino o avião consegue carregar toneladas de mísseis e bombas, inclusive ogivas nucleares.


O Boeing B-52 Stratofortress é um bombardeiro estratégico de longo alcance que voa pela Força Aérea dos Estados Unidos da América (USAF) desde 1954, substituindo o Convair B-36 e o Boeing B-47. Apesar de ter sido construído em função da Guerra Fria, suas capacidades convencionais são atualmente as funções mais importantes nas operações da USAF, onde seu longo alcance, carga de armas pesada e reputação espantosa provaram-se valiosas.


F-117 Nighthawk

F-117A Nighthawk da Força Aérea dos Estados Unidos da América é o primeiro avião no mundo dotado de tecnologia de camuflagem (stealth, em inglês) a baixa altitude. É o descendente directo do programa prototipal Have Blue.


Cypher

Sikorsky Cypher I é Cypher II são os tipos de veículos aéreos não tripulados desenvolvidos pela Sikorsky Aircraft.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.