quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Kraken, a criatura mitológica das profundezas oceânicas


kraken thumb Kraken, a criatura mitológica das profundezas oceânicas
Kraken é uma criatura mitológica ( uma lula gigante )que aterrorizou a mente dos navegadores espanhóis e portugueses do século XV. Para os vikings estes monstros ao girar seus tentáculos provocavam traiçoeiros redemoinhos que tragavam qualquer embarcação. O maior espécime documentado pela ciência foi encontrado em uma praia da Nova Zelândia em 1880, media cerca de 20 m e pesava 1 tonelada.
Segundo Clyde Roper, biólogo americano, "possuem o cérebro mais desenvolvido de todos os invertebrados, os maiores olhos do reino animal ( do tamanho de uma cabeça humana ) e as únicascriaturas que sabem onde elas se escondem são os cachalotes". Diversas baleias dessa espécie foram vistas com enormes cicatrizes provocadas por tentáculos, pois a lula gigante é o único animal capaz de lutar com um cachalote.
Os "supermoluscos" aparentemente vivem entre 300 e 1000 metros de profundidade. Como osestudos científicos das profundezas oceânicas só agora começaram ( apenas um décimo de 1% já foi estudado ) e, mesmo assim, animais bizarros e até então inesperados foram encontrados é provável que muitos mais existam a serem descobertos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.