segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Terremoto em Marte sugere existência de vida


marte superficie thumb Terremoto em Marte sugere existência de vida
Um enorme terremoto ocorrido em Marte foi detectado, de 7 graus na escala Richter, sugere que possa existir vulcões ativos e até reservatórios de água que, teoricamente, poderia sustentar a vida no Planeta Vermelho.
Os cientistas acompanharam uma série de quedas de pedras em Marte que se assemelham com um tremor de terra ocorrido em 2009 perto de L’Aquila, na Itália.
Através de fotografias captadas pela sonda espacial Mars Reconnaissance Orbiter na NASA, as pedras que medem 18 metros de altura, se movimentaram em um raio de 99 km, ao longo de falhas na fossa Cerberus. Essas informações indicam um terremoto semelhante ao que ocorre em nosso planeta.
Isso é consistente com a hipótese de que as pedras tinham sido mobilizadas através de tremores de terra, e que a gravidade da terra tremida diminuiu ao longo do epicentro”, comentou Gerald Roberts, da Universidade de Londres.
Os pesquisadores foram capazes de excluir a possibilidade de que as rochas foram depositadas pelo gelo derretido por causa de padrões de terra distinta. Com base na área coberta pelas pedras deslocadas, o Dr. Roberts estima que a magnitude do terremoto tenha sido de 7 graus na escala Richter, a mesma intensidade que atingiu o Haiti em 2010 e matou 300 mil pessoas.
O tremor – apelidado de Marsquake – pode ter sido alimentado por movimentos de magma. Os ventos marcianos ainda não apagaram as trilhas das pedras, o que faz com que os astrônomos concluam que o evento ocorreu a pouquíssimo tempo.
Cientistas já admitiam a possibilidade que abalos sísmicos poderiam estar agitando a superfície de Marte. Se vulcões ativos existirem no planeta vermelho, o calor pode derreter bolsas de gelo subterrâneo, formando reservatórios de água líquida, o que seria algo bastante hospitaleiro para abrigar a vida como conhecemos.
Fonte: www.arquivoufo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.