sexta-feira, 2 de março de 2012

Nova técnica pode ajudar a encontrar indícios de vida em outros planetas


terra reflexo thumb Nova técnica pode ajudar a encontrar indícios de vida em outros planetas
Uma equipe internacional de astrônomos anunciou um novo estudo que ajuda a  determinar indícios de vida em outros planetas por meio da luz terrestre refletida na Lua, o que poderia auxiliar as técnicas convencionais.
O método estuda a Terra como se ela estivesse fora do Sistema Solar. A observação foi feita por meio do reflexo que o planeta projeta sobre seu satélite natural.
“O sol brilha sobre a Terra e sua luz se reflete por sua vez sobre a superfície lunar. Isso faz o satélite atuar como se fosse um grande espelho, que devolve a luz de volta para a Terra”, segundo explicou Michael Sterzik, pesquisador do Observatório Europeu Austral e principal autor do estudo.
Os investigadores procuraram indicadores, como por exemplo certas combinações de gases na atmosfera terrestre, que são considerados indícios de vida orgânica, como a presença simultânea de metano, vapor de água e oxigênio.
"Se existe vida fora do Sistema Solar, encontrá-la depende exclusivamente da existência de técnicas adequadas", disseram os cientistas. Eles afirmaram ainda que daqui a 10 ou 12 anos, o método poderia ser utilizado em telescópios.
Fonte: Arquivo UFO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.