domingo, 19 de fevereiro de 2012

Luzes podem revelar sinais de alienígenas


luzes artificiais thumb Luzes podem revelar sinais de alienígenas
Segundo uma matéria da revista científica Astrobiology, uma mudança na estratégia de como os cientistas hoje tentam encontrar vida fora do planeta poderia tornar essa busca mais eficaz.
Em vez de se baseiar em sinais de rádio ou pulsos de laser, a investigação científica poderia se focar em descobrir novas civilizações através das luzes urbanas.
A própria evolução tecnológica humana mostra que isso tem limites. Hoje, com as fibras óticas, já não usamos mais tantos sinais de rádio e nos tornamos menos detectáveis por eventuais alienígenas.
Dessa forma, as luzes artificiais seriam o vestígio mais seguro. Isso porque é razoável pensar que qualquer civilização que se desenvolva tenha iluminação para os momentos de escuridão.
“Procurar cidades alienígenas seria um caminho longo, mas não exigiria mais recursos”, afirma Loeb, do Centro de Astrofísica Harvard-Smithsonian, nos EUA. O ideal seria observar as mudanças na emissão de luz de um planeta enquanto ele gira em torno de uma estrela.
Um planeta com áreas iluminadas se destacaria em relação a outro que não tenha luzes artificiais. Apesar disso, essa identificação – da nossa parte – não é possível com a atual geração de telescópios disponível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.