domingo, 19 de fevereiro de 2012

Sondas extraterrestres no sistema solar?


sondas alien thumb Sondas extraterrestres no sistema solar?
As sondas espaciais Pioneer 10, Pioneer 11, Voyager 1 e Voyager 2 são nossos maiores exemplos de artefatos interestelar que levam mensagens e informações para o eventual caso de que algum dia, no futuro, estes objetos possam ser identificados e recolhidos por seres inteligentes de outro sistemas.
Outras sondas ainda irão se juntar nesta missão única de embaixadores cósmicos da humanidade. Os seres humanos têm desde lançado esses equipamentos desde os anos 1970 demonstraram ter uma capacidade tecnológica suficiente para enviar naves espaciais para outras estrelas (mesmo em uma velocidade tão lenta que milhares de anos decorridos antes de passar relativamente perto de outra estrela).
Portanto, pode-se argumentar que outras civilizações poderiam ter feito o mesmo. No entanto, os cientistas costumam detectarar que não há nenhuma nave alienígena em nosso sistema solar. Por quê? A resposta tradicional sempre foi de que porque nenhum ter chegado tão longe. Agora, uma hipótese alternativa atraente foi apresentado por Jacob Haqq-Misra e Ravi Kumar Kopparapu.
Estes dois pesquisadores da Penn State University, EUA , dizem que o problema está na abordagem matemática, e sua conclusão é que não temos examinado lugares suficiente para garantir com certeza absoluta de que nenhum artefato alienígena esteja em nosso sistema solar. A vastidão do espaço, e nossas pesquisas pequenas em dados implica que qualquer sonda exploratória não-tripulados de origem extraterrestre e de tamanho discreto, provavelmente não seria detectado.
Em outras palavras, poderia haver artefatos alienígenas em nosso sistema solar sem o nosso conhecimento, simplesmente porque não é capaz de varrer a imensidão interplanetária. Se é difícil detectar asteróides, é ainda mais detectar um objeto inerte artificial, principalmente entre 1 e 10 m de diâmetro.
  De acordo com as conclusões do estudo, poderia haver alguma pequena nave alienígena interestelar em nosso sistema solar sem o nosso conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.