domingo, 19 de fevereiro de 2012

O sinal Wow! que quase mudou a história humana

wow sinal thumb O sinal Wow! que quase mudou a história humana
Um misterioso sinal captado pelo SETI em 1977 continua sendo uma das descobertas mais intrigantes de todos os tempos.
Robert Gray e outros como ele passaram muitos anos tentando duplicar o sinal captado por um rádio-telescópio em Delaware, que durou apenas 72 segundos e teria intrigado tanto o cientista Jerry Ehman que ele escreveu o famoso ‘Wow!’ em tinta vermelha no mostrador.
Mas de onde exatamente o sinal teria vindo? Teria conexões com uma inteligência alienígena?
Tarde da noite, no verão de 1977, um grande radiotelescópio de Delaware, Ohio interceptou um sinal de rádio que pareceria por um breve período de tempo que ele poderia mudar o curso da história humana.
O telescópio estava procurando no céu, em nome da SETI, a Busca por Inteligência Extraterrestre, e o sinal, embora tenha durado apenas setenta e dois segundos, se encaixa no perfil de uma mensagem transferidas de outro mundo.
Apesar de seu potencial, vários dias se passaram até que Jerry Ehman, um cientista do projeto SETI, notou os dados. Ele estava folheando as impressões geradas por computador pelo telescópio quando ele notou uma seqüência de letras dentro de uma longa seqüência de números baixos — uns, dois, três e quatro.
Os baixos números representam o ruído de fundo, o zumbido baixo de um sinal comum.
Como o telescópio varria o céu, momentaneamente desembarcou em algo extraordinário, fazendo com que o sinal de onda e a leitura do computador mudasse os números para letras, o que representava um sinal trinta vezes maior do que o nível de ruído de fundo.
Vendo as letras consecutivas, a marca de algo estranho ou até mesmo estrangeiro, Ehman circulou as mesmas em tinta vermelha e escreveu: "Uau!" assim batizado o sinal mais famoso e irresistível da história curta SETI: O "Wow!" sinal.
Apesar de várias décadas de pesquisa, por astrônomos amadores e profissionais, o sinal "Wow!"  nunca mais foi encontrado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.