domingo, 19 de fevereiro de 2012

Nasa: marcianos provavelmente viveram no subterrâneo


marte thumb Nasa: marcianos provavelmente viveram no subterrâneo
Se já existiu vida em Marte, é provável que o ambiente mais propício foi o subterrâneo.
"Se os habitats na superfície foram de curto prazo, isso não significa que devemos ser negativos sobre as perspectivas de vida em Marte", diz Bethany Ehlmann, autor do principal relatório da NASA sobre Planeta Vermelho "Algo me diz que naquele ambiente teremos que olhar para dentro "
O estudo, que analisou diferentes tipos de argilas na superfície de Marte, indica que os ambientes mais promissores foram provavelmente subterrâneas – ou, mais provavelmente, sub-marciana. "Os habitats mais estáveis ??de Marte parecem ter sido no subsolo", disse Ehlmann em uma declaração anunciando os resultados.
"Na Terra, os ambientes subterrâneos e geotérmicos têm ecossistemas ativos", disse ela, deixando em aberto a possibilidade de que tais condições podem ter existido – ou pode existir – em Marte.
O estudo foi baseado em anos de mapeamento de minerais da superficie de Marte, realizado pela NASA e dois satélites europeus de cruzeiro ao redor do planeta, que examinou mais de 350 locais.
"Os tipos de minerais de argila que se formaram no subsolo rasos estão por toda Marte", disse o co-autor John Mustard. "Os tipos que se formaram na superfície são encontrados em locais muito limitados e são muito raros."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.