domingo, 19 de fevereiro de 2012

Projeto NEOShield planeja escudo para proteger a Terra

escudo terra thumb Projeto NEOShield planeja escudo para proteger a Terra

Um artigo publicado pela BBC releva que um ambicioso projeto internacional, liderado pela Agência Espacial Alemã em colaboração com especialistas de todo o mundo, planeja desenvolver o NEOShield, um megaescudo capaz de enfrentar as ameaças do espaço, como grandes asteroides ou cometas, que poderiam colidir contra o nosso planeta.
Além de definir qual seria o melhor desenho arquitetônico e de engenharia para lidar com possíveis ameaças vindas do espaço, o projeto também vai estudar respostas para cada situação considerada perigosa. O projeto NEOShield surgiu após pesquisas que demonstram o grau de realidade destas ameaças.
Segundo estudos e observações, além dos objetos regulares que entram anualmente na Terra, a cada dois mil anos receberemos o impacto de um objeto com tamanho capaz de causar danos locais. Além disso, a cada um ou dois milhões de anos receberemos a visita de uma rocha imensa que pode ter efeitos globais.
E, por outro lado, segundo a informação recolhida pelo telescópio Wise da Nasa, a maioria dos 19.500 objetos, de 100 e 1000 metros, que são potenciais ameaças, não foram identificados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.